Blocos de carnaval no Rio
Confira a agenda do Carnaval do Rio de Janeiro
1 de fevereiro de 2017
AquaRio
Conheça o AquaRio
17 de fevereiro de 2017
Mostrar tudo

5 pratos que são cariocas da gema

Culinária carioca

Já contamos um pouco sobre a história da culinária carioca aqui uma vez. Mas hoje, o Leblon All Suites traz uma lista com o melhor da gastronomia tradicional do Rio de Janeiro. Conheça 5 pratos que são cariocas da gema para você provar enquanto estiver passeando pela cidade maravilhosa:

5 pratos que são cariocas da gema

Fonte: M de Mulher.

1. Filé à Oswaldo Aranha: um prato tipicamente carioca, criado num restaurante do Rio de Janeiro para satisfazer as exigências do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha. O prato original é composto de um bife de filé mignon alto temperado com bastante alho frito, arroz branco, batatas portuguesas e farofa de ovos.

É claro que, dependendo do local ou do gosto do cliente, a receita pode sofrer alterações ou substituições. E é devido a essa versatilidade típica do Rio de Janeiro que o filé à Oswaldo Aranha continua agradando não só os cariocas como turistas do mundo inteiro. Seja um restaurante mais moderno ou mais tradicional, esse prato típico da culinária carioca sempre ocupa lugar no cardápio.

2. Picadinho: como muitas receitas populares no Rio de Janeiro, o picadinho tem origem numa receita portuguesa, o guisado. A facilidade para comer o picadinho tornou este um prato muito popular por toda a cidade. Afinal, só é preciso uma faca para cortar a carne e o molho cai super bem com um pãozinho, que ajuda a deixar o prato mais limpo.

No Rio de Janeiro, é comum que o picadinho (que pode ser de frango e até de porco, sendo o de carne bovina o mais tradicional) seja servido com arroz, feijão preto, farofa e ovo frito. Outros acompanhamentos como batata ou banana frita também são bem-vindos. No entanto, não importa onde você está: sempre tem um botequim servindo um delicioso picadinho carioca.

Culinária do Rio de Janeiro

Fonte: Panelas & Panelas.

3. Sardinha frita: sardinha assada é um prato tradicional da culinária portuguesa que foi “abrasileirado” e agora integra um dos mais tradicionais pratos da culinária carioca, a sardinha frita. É comum bares e restaurantes, principalmente os próximos a praia, servirem porções de sardinhas fritas. E como é um prato muito querido pelos cariocas, a sardinha está sempre muito fresca.

Muita gente usa farinha de trigo para empanar as sardinhas antes de fritá-la, mas a tradicional sardinha frita carioca é feita com fubá. Basta temperar o peixe, passá-lo no fubá de milho e ele está pronto para ser imerso no óleo bem quente. E como é um peixe pequeno, a sardinha frita fica pronta para comer em poucos minutos.

4. Feijoada: poucas comidas são tão apreciadas na culinária carioca quanto à feijoada. Mesmo nos restaurantes mais tradicionais, a feijoada tende a ser um dor pratos mais pedidos e queridos dos clientes. Poucas combinações são mais irresistíveis do que feijoada com caipirinha. Afinal, mesmo no calor de 40ºC, não é difícil encontrar pessoas saboreando esta dupla.

Porém, apesar do que muita gente diz, a feijoada não é uma comida que nasceu nas senzalas durante a escravidão. As partes do porco consideradas “menos nobres” por nós, como rabo, orelha e pé, são uma iguaria na Europa e é claro que os colonizadores portugueses, senhores das terras daquela época, consumiam muita feijoada, que na verdade é um prato inspirado na receita francesa de cassoulet.

Culinária carioca

Fonte: Pinterest.

5. Mate com biscoito de polvilho: quem nunca foi à praia no Rio de Janeiro se espanta quando vê os cariocas se deliciando com copos de mate geladinhos e biscoitos de polvilho. Porém, poucos “pratos” são tão queridos pelos cariocas quanto essa combinação. Ela já é consumida nas praias cariocas há muito anos e a tradição passa de geração para geração.

O mate pode ser com ou sem limão e o biscoito doce ou salgado, o que permite poucas variações. No entanto, isso não incomoda os cariocas, que continuam apreciando a combinação de mate com biscoito de polvilho, uma receita da culinária carioca impossível de ser esquecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *