Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro

AquaRio
Conheça o AquaRio
17 de fevereiro de 2017
Roteiros para curtir food trucks no Rio de Janeiro
Roteiros para curtir food trucks no Rio de Janeiro
10 de maio de 2017
Mostrar tudo

Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro

Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro

Quem visita o Rio de Janeiro quer sempre conhecer o melhor da cidade maravilhosa. E se tem um programa que é popular e querido tanto por cariocas quanto turistas são as rodas de samba, que acontecem por toda a cidade. Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro e escolha aquelas que você deseja visitar:

Roda de Samba no Rio

Fonte: Porto Maravilha.

1. Roda de Samba da Pedra do Sal: sempre às segundas-feiras, a partir das 19h, acontece a tradicional roda de samba da Pedra do Sal, no Morro da Conceição, na Gamboa. Seu repertório é voltado mais para sambas de raiz, que são apresentados de forma bem básica, com os instrumentos musicais e o canto das bandas, sem microfones ou amplificadores.

O evento é gratuito e conta sempre com a participação de vendedores ambulantes, que comercializam bebidas, petiscos, caldos, lanches, dentre várias outras coisas. Para conseguir um bom lugar, o ideal é chegar um pouco antes das 19hs.

2. Samba da Ouvidor: sempre aos sábados, acontece uma roda de samba supertradicional na esquina da Rua do Ouvidor com a Rua do Mercado, local que abriga a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro durante a semana. Essa roda de samba supertradicional ajudou a revitalizar a vizinhança, que passou a apresentar diversas opções gastronômicas e culturais.

A roda de samba começa por volta das 15h e costuma ir até às 22h dependendo do público e do tempo, pois é a céu aberto. Quando a previsão é de chuva, o evento costuma não acontecer. Por isso, é sempre bom confirmar as comunicações feitas pelos organizadores nas redes sociais do Samba da Ouvidor.

Roda de samba no Rio

Fonte: Catraca Livre.

3. Roda de Samba da Feira das Yabás: todo segundo domingo do mês acontece a tradicional Feira das Yabás, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. E um evento como este precisa de uma ótima roda de samba para finalizar em grande estilo. Quem gosta de boa comida e boa música não pode perder esta feira que reúne o melhor da culinária negra carioca.

O acesso à feira e a roda de samba é gratuito, os visitantes só pagam o que é consumido nas barracas. A feira abre ao público a partir das 13h, sendo uma ótima opção para um almoço diferenciado e cheio de sabor.

4. Roda de Samba do Barão: dois domingos por mês, a partir das 13h, acontece a Roda de Samba do Barão, na praça Barão de Drummond, em Vila Isabel. Os músicos do Movimento Cultural Roda de Samba do Barão realizam uma das melhores rodas de samba na cidade, inspirados por músicas tradicionais de Ary Barroso, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, dentre outros.

A Roda de Samba do Barão ocorre a cada 15 dias e também depende das condições meteorológicas. Em dias chuvosos, o evento pode ser cancelado, por isso é bom acompanhar as comunicações realizadas através das redes sociais dos organizadores.

Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro

Fonte: Mada de Cultura RJ.

5. Samba do Trabalhador: toda segunda-feira, a partir das 17h, acontece o Samba do Trabalhador, no Clube Renascença, que fica no Andaraí. A roda de samba é uma das mais tradicionais da cidade e acontece há mais de 10 anos sob o comando do sambista Moacyr Luz. E não é incomum se deparar com outros sambistas famosos por lá.

Como é realizada em um dia e horário pouco usual para este tipo de apresentação, o Samba do Trabalhador costuma reunir não só pessoas famosas, como também a velha guarda de várias escolas de samba da cidade.

6. Samba das Pulgas: Santa Teresa é considerado um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro e, por isso, seria impossível não ter nenhuma roda de samba por lá. O Samba das Pulgas acontece no Largo dos Guimarães e, com o bondinho voltando a circular, tornou-se ainda mais fácil ir para a região e curtir tudo o que ela oferece de melhor.

O Samba das Pulgas acontece dois sábados por mês a partir das 19h e para saber as datas exatas vale a pena verificar as comunicações oficiais dos organizadores nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *