5 hamburguerias cariocas para provar
5 hamburguerias cariocas para provar
20 de julho de 2017
O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias
O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias
15 de agosto de 2017
Mostrar tudo

Conheça melhor Santa Teresa

Conheça melhor Santa Teresa

Santa Teresa é um dos bairros mais famosos e queridos do Rio de Janeiro, pois além de ser histórico, também proporciona ótimas vistas da cidade. Conheça melhor Santa Teresa e visite todos os seus pontos mais importantes.

Conheça melhor Santa Teresa

Igreja de Santa Teresa. Fonte: Wikimapia.

Nomeado em homenagem ao convento localizado no bairro, ele já foi conhecido como Santa Teresinha e considerado um dos locais mais nobres da cidade. E por isso, quando circulamos por suas ruas, ainda é possível ver vários casarões antigos inspirados na arquitetura francesa, que estava no auge na época.

Porém, com o passar do tempo, Santa Teresa perdeu seu status nobre e acabou um pouco abandonado. Felizmente, as obras de revitalização da área central do Rio de Janeiro também atingiram Santa Teresa, inclusive com a reinstalação do tradicional bondinho, atraindo um número maior de pessoas para as ruas deste bairro conhecido por seu polo gastronômico.

Para você não perder nenhuma atração, o Leblon All Suites Pousada Rio separou uma lista de locais para que você conheça melhor Santa Teresa:

1. Igreja e Convento de Santa Teresa: responsável por nomear o bairro, a Igreja e o Convento de Santa Teresa pertencem a Ordem das Carmelitas Descalças. A igreja não é grande, mas é bem bonita. Por isso, vale a pena assistir a uma missa, que acontece todos os dias. Fora esses horários, a igreja nem sempre está aberta e vale a pena entrar em contato para agendar uma visita.

Pontos turísticos de Santa Teresa

Fonte: Escapismo Genuíno.

2. Parque das Ruínas: considerado um importante centro cultural, o Parque das Ruínas é praticamente uma obra de arte por si só. Ele possui sala de exposições, auditório e uma ótima área externa que oferece vistas incríveis da cidade. O café local também é ótimo e o próprio parque tem recebido vários eventos culturais e gastronômicos.

3. Escadaria Selarón: ligando a Lapa a Santa Teresa fica a Escadaria Selarón, uma instalação artística criada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón em homenagem ao povo brasileiro. O trabalho feito em azulejaria é incrível e atrai turistas do mundo todo, que posam para fotos junto aos painéis decorados e outras obras de arte inusitadas.

4. Ladeira dos Meireles: próximo ao Largo dos Guimarães localiza-se a Ladeira dos Meireles, famosa pelas várias opções gastronômicas, além de lojas de artesanato, ateliês artísticos, livrarias e até um cinema. Outra opção de passeio localizado nas redondezas é o Museu do Bonde, que se dedica a contar a história do célebre bondinho de Santa Teresa.

5. Curvelo: é uma das estações do bondinho marcada por ser palco de apresentações de música e também um ponto para venda de artesanato local. É também no Curvelo que se localiza a “casa navio”, construída em 1938 e inspirada no convés de uma embarcação e considerada a primeira construção moderna do bairro.

Santa Teresa

Fonte: A Cara do Rio.

6. Largo dos Guimarães: um dos principais acessos para Santa Teresa é o Largo dos Guimarães. Esse é um dos cantinhos mais nobres do bairro e no qual se localizam vários bares, restaurantes, lojas de artesanato, brechós e até uma livraria bistrô. O local é um point muito famoso de happy hour e almoço de finais de semana.

7. Largo das Neves: neste local localiza-se a Igreja de Nossa Senhora das Neves, que dá nome ao largo. No local, antes havia um oratório, que deu lugar a uma pequena e bela igreja em estilo neogótico. Na vizinhança também há bares e restaurantes, inclusive alguns especialistas em cachaça. O passeio é imperdível.

8. Centro Cultural Laurinda Santos Lobo: criado em 1979, o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo é um local que preserva a memória de Santa Teresa. No local estão sempre acontecendo exposições de arte e fotografia, projeções de filmes, oficinas de música, apresentações teatrais e até atividades voltadas para o público infantil.

9. Museu Casa de Benjamin Constant: criado em 1982, a chácara que pertenceu a Benjamin Constant busca mostrar ao público como era o ambiente familiar e o contexto sociocultural da época através da reconstituição dos ambientes da casa. Assim, é possível conhecer hábitos e costumes mais antigos, assim como a história da própria cidade.

Conheça Santa Teresa

Fonte: Escapismo Genuíno.

10. Museu Chácara do Céu: famosa desde o século XIX, a Chácara do Céu foi transformada em museu 1963 e abriga uma vasta coleção de obras de arte que pertenceu a Raymundo Ottoni de Castro Maya. Além de receber várias exposições e realizar atividades culturais, o Museus Chácara do Céu também possui cerca de 8 mil livros históricos.

Para conhecer Santa Teresa e outros tantos pontos turísticos da cidade, o Leblon All Suites Pousada Rio possui uma estrutura perfeita para sua hospedagem no Rio de Janeiro. Aproveite as promoções de hospedagem na zona sul e conheça mais sobre a cidade maravilhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *