Culinária carioca
5 pratos que são cariocas da gema
9 de fevereiro de 2017
Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro
Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro
11 de abril de 2017
Mostrar tudo

Conheça o AquaRio

AquaRio

Considerado o maior aquário da América do Sul, o AquaRio (Aquário Marinho do Rio) já está em pleno funcionamento e sua construção faz parte do projeto que busca revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Conheça o AquaRio!

Conheça o AquaRio

Fonte: AquaRio.

O AquaRio possui uma área de 26 mil m², 28 tanques com 4,5 milhões de litros de água salgada, tudo isso distribuído em cinco andares de diversão para toda a família. Além disso, o aquário possui, aproximadamente, três mil animais de 350 espécies diferentes, representando os mais diferentes ecossistemas marinhos.

O AquaRio conta não só com muitos aquários, como também com um túnel subaquático, que o público pode atravessar e sentir como se estivesse no fundo do mar nadando com peixes, arraias e tubarões. Aliás, em breve, também será possível mergulhar com os peixes ou simplesmente tocar em diferentes animais marinhos nos tanques de toques.

Logo ao chegar no AquaRio, os visitantes são convidados a criar um peixe virtual personalizado, com as cores, tamanho e nome que as pessoas desejarem. Esse peixe acompanha os visitantes pelo passeio, aparecendo em várias telas digitais espalhadas pelo aquário. Ele também fica armazenado no Aquário Virtual e seus criadores podem fazer um papel de parede digital com a imagem do peixe.

Quem visita o AquaRio mas não deseja tocar os animais marinhos pode visitar uma câmara que conta com a tecnologia de realidade aumentada e ver peixes, tubarões, tartarugas, golfinhos, dentre outros, em modelos 3D. É possível visualizar os animais de diferentes ângulos e aprender mais sobre sua anatomia e sobre biologia marinha de forma geral.

Visite o AquaRio

Fonte: AquaRio.

Os tanques do AquaRio contam com uma sinalização digital instalada na lateral ou acima deles, em que os visitantes têm acesso não só a informações de segurança como também sobre os animais que estão dentro de cada tanque. Assim fica bem mais fácil tentar visualizar cada um deles e aprender mais sobre seu habitat natural.

O AquaRio também conta com exposições temporárias para que sempre seja possível apresentar novidades para seus visitantes. Os espaços para exposições são reservados para a apresentação de projetos ecológicos que buscam conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar mares, oceanos e os ecossistemas como um todo.

Também há um Museu da Ciência no AquaRio, que conta com duas salas de exposição. A primeira, a Estação Plâncton, é destinada a exploração do mundo dos seres microscópicos que moram em mares e oceanos. Já na Exposição de Conchas, os visitantes podem lançar um novo olhar sobre essas partes tão especiais dos moluscos.

Já os amantes do surfe podem visitar um museu inteiramente dedicado a esse esporte tão querido e popular no mundo inteiro. O Museu do Surf conta a história do surfe nacional e internacional através de um acervo de fotos e objetos fornecidos pelo surfista Rico de Souza. Tudo para ajudar a quem se interessa pelo tema a se aprofundar ainda mais.

AquaRio Rio de Janeiro

Fonte: AquaRio.

Além de poder visitar toda a estrutura de ponta disponível no AquaRio, através de um passeio apoiado no que há de mais atual, o estabelecimento também disponibiliza uma visita aos bastidores do aquário. Assim, as pessoas podem ver como um aquário de água salgada funciona e conhecer a importância de todas as pessoas que lá trabalham.

O AquaRio pretende oferecer a partir do segundo semestre de 2017 a atividade “Dormindo no AquaRio”, em que crianças a partir de 6 anos acompanhadas de um responsável poderão dormir no túnel subaquático, uma experiência que será muito marcante para todos.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, na Gambôa, próximo ao Centro do Rio e funciona todos os dias, das 10h às 18h. Os ingressos devem ser comprados pela internet no site oficial do AquaRio com antecedência, pois as visitas são feitas com hora marcada. O AquaRio também disponibiliza estacionamento que é pago a parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *