5 lugares perfeitos para fazer um piquenique no Rio de Janeiro
5 lugares perfeitos para fazer um piquenique no Rio de Janeiro
28 de junho de 2017
5 hamburguerias cariocas para provar
5 hamburguerias cariocas para provar
20 de julho de 2017
Mostrar tudo

Conheça o Boulevard Olímpico

Conheça o Boulevard Olímpico

Imagine um espaço bem no Centro do Rio que proporciona fácil acesso a vários pontos turísticos. Este é o Boulevard Olímpico, um local cativante localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. De tudo o que foi construído na cidade maravilhosa para as Olimpíadas, o Boulevard Olímpico é um dos locais mais queridos.

Pontos turísticos no Boulevard Olímpico

AquaRio. Fonte: Casa Vogue.

O calçadão de 3.5 km facilita a circulação das pessoas tanto entre as novas atrações instaladas nas imediações (Museu do Amanhã, MAR, AquaRio, Mural Etnias, dentre outros) quanto pelas mais antigas (CCBB, Mosteiro de São Bento, Ilha Fiscal, Praça XV, etc.). Os trajetos ainda são facilitados pelo VLT (Veículo Lento Sobre Trilho), que torna o passeio muito mais confortável.

É claro que, entre tantas atrações, fica difícil decidir o que visitar. A verdade é que é praticamente impossível ir a tudo em um único dia. Por isso, conheça as principais atrações do Boulevard Olímpico e programe-se:

AquaRio: é considerado o maior aquário marinho da América Latina, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água! O AquaRio já possui cerca de 3 mil animais marinhos de 350 espécies diferentes em exposição, além de um túnel submerso que permite que seus visitantes vejam o habitat dos animais de ângulos inusitados.

Mural Etnias: considerado o maior grafite do mundo da atualidade, o Mural Etnias possui 2.500m² e foi planejado e executado pelo artista de rua Eduardo Kobra. A arte, inspirada nos aros olímpicos que representam os 5 continentes, é muito expressiva e funciona como pano de fundo para lindas fotos. Além disso, vários grafites foram desenvolvidos no entorno, deixando a área ainda mais bonita.

Você já conhece o Boulevard Olímpico

Píer Mauá. Fonte: Diário do Rio.

Píer Mauá: esse é o local pelo qual todos os turistas que chegam a cidade maravilhosa pelo mar passam. O Píer Mauá foi recentemente revitalizado, tornando-se não só uma ótima porta de entrada para a cidade como também um ótimo espaço para a realização de eventos com áreas internas e externas que oferecem uma vista privilegiada da Baía de Guanabara.

Museu do Amanhã: com visual futurista, o Museu do Amanhã é praticamente uma obra de arte por si só. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e tem como proposta se dedicar as artes e as ciências. As várias soluções ecologicamente corretas e sustentáveis ajudam no funcionamento do museu e também são atrações imperdíveis.

MAR: o Museu de Arte do Rio busca apresentar a história da cidade e do próprio país através de várias exposições e pela própria arquitetura eclética dos prédios em que a instituição está instalada. O MAR também oferece atividades culturais para a comunidade e os turistas, assim como acesso a um terraço com vista panorâmica para a Baía de Guanabara.

Morro da Conceição: o Morro da Conceição parece um cantinho da cidade que foi esquecido no tempo. As ruelas de nomes engraçados com casinhas antigas remetem a chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro. Aos pés do Morro da Conceição encontra-se a Pedra do Sal, berço da cultura negra na cidade e também o local de uma das melhores rodas de samba que acontece às segundas.

Conheça o Boulevard Olímpico

Orla Conde. Fonte: Porto Maravilha.

Orla Conde: a Orla Conde começa a direita do Museu do Amanhã e se estende até a Candelária, proporcionando um belo passeio à beira mar através de um deck de madeira, algumas pontes e um calçadão. Quem deseja conhecer a Pira Olímpica pode ver uma réplica dela em pleno funcionamento na Orla Conde.

Ilha Fiscal: local do último baile da corte, a Ilha Fiscal continua sendo uma importante atração da cidade. Além da vista privilegiada para a Baía de Guanabara, a Ilha Fiscal oferece uma verdadeira viagem no tempo através de seus passeios guiados. A ilha é acessada através de um passeio de escuna que, por si só, já é impressionante.

Mosteiro de São Bento: próximo a Orla Conde fica o Mosteiro de São Bento, um maravilhoso templo católico no estilo barroco brasileiro, com paredes, colunas e púlpitos revestidos por talha dourada (madeira entalhada folheada a ouro). Se for possível, assista a uma das tradicionais missas em canto gregoriano.

Corredor Cultural: a área, que abriga uma enorme quantidade de museus, galerias e espaços destinados a arte, ficou conhecida como Corredor Cultural e começa na Candelária com o CCBB e a Casa França Brasil e Centro Cultura dos Correios. Em seguida, é possível visitar o Centro Cultural da Justiça Federal, o Paço Imperial e a Caixa Cultural. Um pouco mais a frente, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal encerram o passeio.

Boulevard Olímpico

Confeitaria Colombo. Fonte: Confeitaria Colombo.

Confeitaria Colombo: uma das confeitarias mais antigas e queridas da cidade continua em pleno funcionamento até os dias de hoje. A Confeitaria Colombo não é apenas um lugar para comer, é considerado um ponto turístico importante devido a sua fama e beleza. Se quiser fazer uma refeição lá, é provável que você precise entrar na fila, mas esta é uma espera que vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *