Lugares para Visitar nas Olimpíadas do Rio
Casas dos Países: diversão garantida durante as Olimpíadas do Rio
3 de agosto de 2016
Conheça Ipanema
19 de setembro de 2016
Mostrar tudo

Conheça o Centro de Visitantes Paineiras

Centro de Visitantes Paineiras

Depois de 30 anos de abandono, o Hotel Paineiras, no Corcovado, encontrou uma nova vida e passou a funcionar como centro de visitantes. Conheça o Centro de Visitantes Paineiras, mais uma ótima opção de passeio para quem está vindo passear no Rio de Janeiro.

Centro de Visitantes Paineiras

Fonte: Archdaily.

Reaberto no dia 28 de julho, o Centro de Visitantes Paineiras conta com um projeto arquitetônico desenvolvido pelo Estúdio América e busca garantir conforto, segurança e infraestrutura para quem vai visitar o Corcovado e o Cristo Redentor. O espaço foi aberto ao público no dia 30 de julho e obteve vários elogios.

Muita gente nunca ouviu falar do Hotel Paineiras, mas ele já foi sinônimo de requinte e sofisticação, recebendo muita gente famosa e rica ao longo de sua história. Conforme a exploração da estrada de ferro que leva ao topo do Corcovado foi mudando de administração, o hotel também foi, o que fez com que ele perdesse muito de seu glamour.

O primeiro Hotel Paineiras foi inaugurado em 1884. No entanto, essa construção original já não existe desde os anos 1970, quando foi demolido. Neste mesmo ano, o hotel passou a fazer parte do patrimônio do Ministério da Fazenda até 1982, quando foi arrendado por uma rede hoteleira que usava o espaço para eventos.

Nos anos seguintes, o hotel seria arrendado por outras instituições que, no entanto, nada fizeram pelo prédio histórico, que acabou completamente abandonado e em ruínas. Até a estação do trenzinho do Corcovado que havia no hotel foi desativada devido a falta de visitantes.

Hotel Paineiras Antes das Obras

Hotel Paineiras antes das obras. Fonte: Lugares Esquecidos.

No entanto, tudo mudou. Agora o Hotel Paineiras encontra-se completamente revitalizado, dando espaço a um centro para visitantes bastante completo e interessante, onde é possível viajar pela história da cidade e do próprio hotel. O local não funciona mais como hotel, mas recebe a todos com muita alegria.

Revitalizar o Hotel Paineiras e transformá-lo em um centro de visitantes foi uma das formas que o governo do estado conseguiu para proporcionar um passeio ainda mais interessante e rico para as pessoas que visitam o Cristo Redentor. O Centro de Visitantes funcionará como área de apoio para o Cristo, evitando longas filas e espera durante a alta temporada.

O Centro de Visitantes Paineiras já conta com uma exposição interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca, sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e sobre outros parques nacionais brasileiros, uma área gastronômica com vista panorâmica, uma loja de souvenires e uma bilheteria moderna, com sistema de autoatendimento e senhas.

Vale destacar que o Centro de Visitantes Paineiras é um projeto que une infraestrutura turística com sustentabilidade. Foram implantados sistemas coleta e armazenagem de energia solar, de coleta de água da chuva para reuso e também coleta seletiva para o lixo, destinando o material reciclável para associações.

Paineiras no Corcorvado

Fonte: Facebook Paineiras Corcorvado.

Todas as reformas realizadas no antigo hotel, assim como as novas construções anexas foram feitas tendo o uso de materiais construtivos de baixo impacto ambiental como prioridade. Nenhum dos prédios invade áreas de preservação e nem agride a fauna e a flora locais. Muito pelo contrário: todo o projeto foi pensado para se integrar bem a natureza.

Para visitar o Centro de Visitantes Paineiras, basta comprar o ingresso pela internet no site www.paineirascorcovado.com.br. No centro de visitantes é possível adquirir um ingresso para subir até o Cristo Redentor. O espaço funcionará em horários especiais durante as Olimpíadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *