Conheça as obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias
O que fazer no Rio de Janeiro em cinco dias
15 de agosto de 2017
Onde jantar em Copacabana
Onde jantar em Copacabana
10 de setembro de 2017
Mostrar tudo

Conheça as obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

Conheça as obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

Ao longo de sua vida, o arquiteto Oscar Niemeyer criou inúmeros projetos, deixando um impressionante legado. Suas obras, de traços peculiares e formas geniais, criam estranhamento e chamam atenção, tornando-se pontos turísticos. Conheça as obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro:

Projetos de arquitetura no Rio de Janeiro

Palácio Capanema. Fonte: Pinterest. Endereço: Rua da Imprensa, 16, Centro do Rio.

Palácio Capanema: considerado um dos principais exemplos da arquitetura moderna no país, o Palácio Gustavo Capanema (conhecido apenas como Palácio Capanema) foi projetado por uma equipe de arquitetos, da qual Niemeyer fazia parte. O projeto, sustentado por pelotis, foi um dos primeiros a ter quebra-sol na fachada.

Devido ao vão livre e ao enorme pé-direito, o térreo do Palácio Capanema é considerado uma praça pública. Sua fachada externa é revestida de azulejos decorados por Cândido Portinari e o prédio é decorado com esculturas de Bruno Giorgi, Celso Antônio e Alfredo Ceschiatti, além de telas de Alberto Guignard e José Pancetti. O projeto de paisagismo é de Roberto Burle Marx.

Sambódromo: local por onde desfilam as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, mais conhecida como Sambódromo ou Marquês de Sapucaí, ajudou na criação de um estilo único para o carnaval carioca, que foi copiado por todo o Brasil. Antes, os desfiles eram realizados apenas em uma noite na Avenida Presidente Vargas.

Projetos de Oscar Niemeyer

Sambódromo. Fonte: Guia da Semana. Endereço: Rua Marquês de Sapucaí, s/n, Centro do Rio.

O local recebeu seu nome oficial em homenagem ao importante antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que foi também o criador do termo “sambódromo”. Atualmente, a passarela do samba não recebe apenas desfiles carnavalescos, mas também grandes shows e eventos esportivos, como foi o caso das provas de arco e flecha das Olimpíadas do Rio de 2016.

Arquitetura carioca

Edifício Manchete. Fonte: SkyscraperCity. Endereço: Rua do Russel, 804, Glória.

Edifício Manchete: o conjunto de três prédios construídos nos anos 1960 pertenceu ao Grupo Bloch (dono da TV Manchete, Rádio Manchete e Editora Bloch) tem fortes características modernistas, mas passou muitos anos fechado depois da falência de seus donos. Felizmente, o conjunto foi comprado e completamente reformando, ganhando nova vida.

Tombado pelo patrimônio histórico, as reformas mantiveram a fachada original e restauraram algumas das principais características do conjunto, como o piso de jacarandá, os revestimentos de mármore e os jardins internos projetados por Roberto Burle Marx. O retrofit deixou o prédio como novo, mas sem fazê-lo perder seu charme.

Arquitetura

Hospital da Lagoa. Fonte: Pinterest. Endereço: Rua Jardim Botânico, 501, Jardim Botânico.

Hospital da Lagoa: embora seja um hospital, algo que nem sempre gostamos de visitar, este, em particular, é considerado um enorme monumento a genialidade de Niemeyer. Construído entre 1952 e 1958, foi tombado em 1992 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). É marcado pelo uso de pelotis em V, uma criação do próprio arquiteto, que se tornou moda por todo o mundo.

A fachada leste do Hospital da Lagoa é envidraçada, o que garante uma vista privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto a fachada oeste é marcada pelo uso de cobogós e brises para proteger a área da incidência do sol. O paisagismo foi projetado por Roberto Burle Marx, enquanto o mural externo de azulejo é do artista plástico Athos Bulcão.

Arquitetura no Rio de Janeiro

Obra do Berço. Fonte: Visit.rio. Endereço: Rua Cícero Góis Monteiro, 19, Lagoa.

Obra do Berço: primeiro projeto assinado por Oscar Niemeyer depois de formado, o prédio é usado até hoje como sede de uma instituição filantrópica. Antes da Obra do Berço, Niemeyer era apenas um estagiário no escritório de Lúcio Costa. O projeto apesenta grande influência de Le Corbusier, com quem Niemeyer havia trabalhado anteriormente.

Com uma fachada marcada pelo uso de quebra-sol vertical, algo inédito, também é possível observar o extensivo uso de concreto armado, além da presença de jardins no terraço, características que permeiam vários trabalhos do arquiteto. A Obra do Berço fica sobre pelotis, garantindo ao andar térreo uma grande área livre e flexível para os trabalhos que são desenvolvidos no prédio.

Obras cariocas

Casa das Canoas. Fonte: The Funambulist Magazine. Endereço: Estrada da Canoa, 2310, São Conrado.

Casa das Canoas: projetada por Oscar Niemeyer para ser sua própria residência, a Casa das Canoas localiza-se em São Conrado foi aberta à visitação pública por muitos anos e, atualmente, passa por uma reforma para que as visitações possam ser retomadas. A casa é considerada um dos mais expressivos projetos de arquitetura moderna brasileira e é citada em livros de arquitetura mundial.

A cobertura, uma sinuosa laje plana, que é uma das características que marcam o estilo do arquiteto, aparece neste projeto e faz com que a casa se destaque na paisagem. A natureza do terreno ajuda a configurar o projeto e parece invadir a residência devido ao uso de grandes janelas e vãos livres. A luz natural é controlada com o uso de esquadrias e aberturas singulares.

Conheça as obras de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro

Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Fonte: Guia de Niterói. Endereço: R. Prof. Plínio Leite, S/N, Centro de Niterói.

Caminho Niemeyer: localizado em Niterói, o Caminho Niemeyer é considerado um complexo cultural de alto valor arquitetônico. Com aproximadamente 11 km de extensão, o projeto não está completamente concluído, mas formará o segundo maior conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto (o primeiro é Brasília).

O Caminho Niemeyer inclui muitos projetos, dentro os quais o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Terminal das Barcas de Charitas, o Teatro Popular de Niterói, a sede da Fundação Oscar Niemeyer e o Centro Petrobras de Cinema. Apesar de outros prédios estarem em construção, o Caminho Niemeyer não tem prazo para ficar pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *