Qual a diferença entre pousada, hotel, hostel e resort

Por que visitar o Rio de Janeiro na baixa temporada
Por que visitar o Rio de Janeiro na baixa temporada
21 de maio de 2018
Mostrar tudo

Qual a diferença entre pousada, hotel, hostel e resort

Viagem

Sempre que vamos viajar, bate aquela dúvida: qual acomodação escolher? É melhor ficar num hotel ou numa pousada? Qual a diferença entre pousada, hotel, hostel e resort? Qual destes serviços atende melhor as minhas necessidades? São várias questões e inseguranças que nem sempre nos levam a uma escolha inteligente.

Viagem para o Rio de Janeiro

Fonte: Leblon All Suites.

A verdade é que as diferenças entre pousada, hotel, hostel e resort têm se misturado bastante nos últimos tempos. Mas, ainda é possível sim encontrar algumas distinções entre esses tipos de hospedagens.

Confira então as principais diferenças entre pousada, hotel, hostel e resort para fazer uma escolha mais consciente na sua próxima viagem:

Pousada: pousadas costumam ser hospedagens menores e mais intimistas, pois possuem um número menor de quartos e leitos. É comum, inclusive, ver casas adaptadas como pousadas por todo o Brasil. Elas costumam ser administradas de forma mais familiar e tendem a ter um visual bem confortável e aconchegante, mas geralmente não oferecem serviços como os hotéis.

Não é incomum ser atendido pelo próprio dono do estabelecimento ao chegar numa pousada e em questão de conforto e comodidade elas costumam ser mais básicas, o que não significa que você não se sentirá bem nela. Pessoas que estão buscando por uma viagem de descanso tendem a preferir se hospedar numa pousada.

Qual a diferença entre pousada, hotel, hostel e resort

Fonte: Freepik.

Hotel: os quartos de hotel variam de acordo com a quantidade de estrelas atribuídas ao estabelecimento. Alguns são maiores e mais completos, oferecendo itens de luxo, enquanto outros são simples e possuem basicamente tudo o que é necessário para noites confortáveis entre um passeio e outro.

O principal diferencial dos hotéis é que eles costumam oferecer vários tipos de serviço, que podem ir de recepção 24 horas, carregadores e espaço para café da manhã a piscinas, saunas, spa, dentre outras comodidades. Além disso, hotéis tendem a ser mais espaçosos, apresentar um maior número de quartos e pertencer a grandes redes.

Hostel: são os famosos albergues. Para quem quer viajar mas não tem muito dinheiro para gastar, os hostels tendem a ser opções interessantes e seguras. O conforto pode não ser o ponto alto deste tipo de acomodação, mas é possível conhecer gente do mundo todo e fazer muitos amigos simplesmente por estar num quarto compartilhado.

Tipos de acomodações

Fonte: Freepik.

Quem deseja um espaço simples e econômico para se hospedar, com uma cama para dormir, um lugar seguro para guardar as coisas e um banheiro para tomar banhos rápidos, essa tende a ser uma boa opção de hospedagem. E vale lembrar que muitos hostels também passaram a contar com quartos privados e serviços de café da manhã, o que os tornou ainda mais convidativos.

Resort: em matéria de estrutura e comodidade, os resorts estão no topo da lista. É possível passar muitos dias dentro de um sem precisar ir a rua para nada. É um tipo de acomodação ótimo para famílias, principalmente com crianças pequenas. Os quartos costumam ser espaçosos e bem completos para acomodar um número maior de pessoas.

A maioria dos resorts trabalha com sistema all inclusive, em que o hóspede tem acesso a uma série de serviços sem precisar pagar nada a mais por eles, além de pensão completa e até eventos. Mas, é claro que todo esse luxo e conforto costumam encarecer o valor da viagem, porém, para quem não pretende sair do resort, esses valores nem parecem tão onerosos.

Viagem para o Rio de Janeiro

Fonte: Freepik.

Agora que você já saber as principais diferenças entre pousada, hotel, hostel e resort fica bem mais fácil escolher qual o melhor tipo de hospedagem para você e sua família na sua próxima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
close
Facebook IconSiga-nos no Instagram