Cachoeiras no Rio de Janeiro: conheça algumas
9 de agosto de 2018
5 motivos para amar o Leblon
6 de setembro de 2018
Mostrar tudo

Benefícios da água do mar para a saúde

Quando se fala em Rio de Janeiro, as praias são uma das primeiras coisas que vem na cabeça. Aliás, frequentá-las pode fazer um bem para o seu corpo e mente que você nem imagina. Por isso, neste artigo, o Leblon All Suites separou alguns benefícios da água do mar. Assim, você vai saber o quanto ela pode ser eficiente em termos de saúde.

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mar é uma fonte de propriedades importantes para o funcionamento do corpo. Tanto quanto os alimentos saudáveis que consumimos para o fortalecimento do organismo. Ela ressalta que a água salgada dispõe de elementos curativos que ajudam na boa hidratação da pele. Assim, ela reduz o risco de possíveis alergias e coceiras.

Benefícios da água do mar para a saúde

Fonte: Freepik

“A água do mar é rica em diferentes sais minerais e alguns metais que ajudam a cicatrizar a nossa pele, em especial cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro. O próprio cálcio e o magnésio são dois minerais importantíssimos para a recuperação de feridas. Segundo estudos, outro ponto interessante é que a água do mar não irrita a pele”, destaca Gabriella.

“Por isso, sempre que atendo pacientes com pele extremamente seca recomendo o banho de mar. Crianças com dermatite atópica também melhoram muito com esse tratamento. A psoríase, por diminuir a reação imunológica provocada pela doença na pele, também tem um ótimo resultado com os banhos de mar”, finaliza. (Fonte: Conquiste sua Vida)

Benefícios da água do mar para a saúde

Fonte: Freepik

Veja alguns benefícios da água do mar para o corpo e mente

Poderoso antibiótico natural

Entre os principais benefícios da água do mar para o corpo, o grande destaque fica com seu efeito antibiótico natural. Por ser rica em sais minerais, como sódio e iodo, a água salgada possui um alto poder antisséptico e de cicatrização para a pele, ajudando a curar ferimentos e lesões de maneira mais rápida. Mas atenção: não se pode abandonar completamente o uso da água potável para qualquer ferimento, pois ela faz parte do processo de higienização.

Benefícios da água do mar para a saúde

Fonte: Freepik

Melhora a respiração

Algumas pessoas com doenças respiratórias podem ser recomendadas a respirar a brisa do mar e tomar banhos de praia. Isso porque a água salgada ajuda os pulmões a expulsarem toxinas e elementos não favoráveis a eles, provocando uma limpeza dos brônquios.

Revigora o sistema imunológico

Segundo um estudo feito pela Universidade de Alicante, na Espanha, a água do mar fortifica o corpo contra vírus e bactérias e revigora o sistema imunológico. O cloreto de sódio, elemento que torna a água do mar salgada, permite uma melhor performance das células do corpo, principalmente as imunológicas.

“Por conta do pH de 8 na água do mar, diminuímos a colonização de algumas bactérias que podem ser perigosas para nossa pele. Uma muito conhecida é o Staphilococos aureus. Essa bactéria é muito comum na pele de pacientes com dermatite atópica e é capaz de desencadear recorrências das crises de inflamação”, reforça a Dra. Gabriella.

Benefícios da água do mar para a saúde

Fonte: Freepik

Alivia ansiedade e ajuda a dormir melhor

Um dos grandes benefícios da água do mar é o seu poder calmante. Por ser rica em magnésio, a água do mar relaxa a musculatura do corpo, proporcionando uma sensação de calma e alívio da ansiedade.

O balanço das ondas causa um relaxamento natural, acalmando e amenizando os sintomas que provocam estresse. Além disso, como já citado anteriormente, a brisa do mar limpa os pulmões e provoca a sensação de bem-estar. Por causa disso é que as pessoas escolhem lugares com praia para viajar quando estão tomadas pelo estresse e querem descansar.

Pessoas que sofrem com a insônia também podem recorrer ao mar para ajudar. Ao passar o dia na praia, respirando a brisa, ouvindo o barulho das ondas e mergulhando, você pode ter uma boa noite de sono em seguida.

Benefícios da água do mar para a saúde

Fonte: Freepik

Elimina energias negativas

Sim, é verdade, o mar tem esse poder. Diversos sais existentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo. Assim, o organismo é energizado e proporciona um sentimento de bem-estar e tranquilidade.

Viu como são muitos os benefícios da água do mar? Se você vai procurar por hospedagem no Rio de Janeiro, não deixe também de aproveitar as praias e o que elas têm de melhor para nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *