Cachoeiras no Rio de Janeiro: conheça algumas

Aluguel de carros em viagens: por que fazer essa locação
9 de agosto de 2018
Benefícios da água do mar para a saúde
6 de setembro de 2018
Mostrar tudo

Cachoeiras no Rio de Janeiro: conheça algumas

Quem pensa que só de praia vive o carioca está muito enganado. Nos dias mais quentes, quando as praias estão lotadas, quem mora ou vem procurar por hospedagem no Rio tem outra opção para recorrer. As cachoeiras no Rio de Janeiro, além de serem uma alternativa às praias, garantem um lindo visual para seu passeio e são também uma maneira de fugir da exposição excessiva do sol. Isso porque a maioria delas está localizada no meio das florestas e matas cariocas.

Conheça as cinco melhores cachoeiras no Rio de Janeiro

Cachoeira Cascatinha Taunay

A Cascatinha Taunay é apenas para visitar e curtir o visual. Isso porque a entrada nas águas dessa cachoeira é proibida por lei. Mas, mesmo sendo apenas para visitação, vale muito a pena! Apesar do nome no diminutivo, ela é umas das maiores e mais bonitas quedas d’água do Parque Nacional da Tijuca, com 35 metros de altura.

Como chegar: a Cascatinha Taunay é localizada dentro do Parque da Tijuca. Está numa distância média de 500 metros do portão do parque, próximo à Praça Afonso Viseu.

Cachoeiras no Rio de Janeiro - Cascatinha Taunay

Fonte: Wikimedia

Cachoeira dos Primatas

A trilha para chegar ao local revela duas incríveis cachoeiras. A primeira tem um poço apropriado para banho, perfeita para se refrescar. Já a queda d’água principal proporciona uma bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas. A cachoeira é excelente e possui uma ducha abundante entre duas pedras.

O poço formado aos pés é bem transparente e raso. A água chega, no máximo, até os joelhos. Sua localização é próxima da Gruta dos Primatas, um salão de pedras que ganhou essa denominação por causa do número de micos que habitam ali.

Como chegar: Rua Sara Vilela, Jardim Botânico.

Cachoeiras no Rio de Janeiro - Cachoeira dos Primatas

Fonte: Wikimedia

Cachoeira do Mendanha

Você sabia que a Zona Oeste também é contemplada pelas cachoeiras no Rio de Janeiro? Pois é! Esta é a Cachoeira da Serra do Mendanha, oriunda do Rio Guandu do Sapê, que passa pela Serra do Mendanha, localizada no bairro de Campo Grande. Depois da caminhada, os benefícios são três quedas d’água que resultam em pequenas piscinas para banhar-se. Além disso, essa é uma cachoeira que possui escorregas naturais, formados pela disposição das pedras.

Como o caminho até lá é uma subida de, aproximadamente, uma hora, o melhor é estar preparado com água para beber. Ao chegar na última bifurcação do caminho, siga pela direita e inicie a descida. Logo você começará a ouvir o som das águas.

Como chegar: Vá pela Avenida Brasil até o Parque Estadual do Mendanha. A trilha fica dentro de uma área com mata fechada.

Cachoeiras no Rio de Janeiro - Cachoeira do Mendanha

Fonte: CStur

Cachoeira das Almas

Sendo uma das poucas cachoeiras onde é permitido tomar banho no Parque Nacional da Tijuca, a Cachoeira das Almas possui, aproximadamente, quatro metros de altura. Ela recebeu esse nome porque, de acordo com alguns relatos históricos, os escravos realizavam ali rituais de religiões de matrizes africanas. As águas são geladas e seu fluxo depende das chuvas. A trilha para chegar lá é plana na maior parte do tempo, sem precisar subir muito.

Como chegar: Estrada do Excelsior. A trilha inicia-se próxima do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca.

Cachoeiras no Rio de Janeiro - Cachoeira das Almas

Fonte: Wikimedia

Cascata Diamantina

Também sendo uma das maiores quedas d’água do Parque da Tijuca, a Cascata Diamantina está localizada entre duas grandes pedras. Ela fica dentro de uma espécie de santuário, que se formou com essas pedras gigantes e também com a vegetação do entorno. As águas fazem um tipo de “dança” ao escorrerem pelas rochas. O visual é sensacional!

Como chegar: Praça Afonso Viseu, Estrada da Cascatinha, Estrada do Imperador, Estrada Escragnolle e Estrada Major Archer.

Cachoeiras no Rio de Janeiro - Cascata Diamantina

Fonte: Vamos Trilhar

Se você vai se hospedar na cidade, essa lista de cachoeiras no Rio de Janeiro do Leblon All Suites pode entrar facilmente nos seus programas durante a estadia por aqui. Aproveite o que o Rio tem de melhor e saia do básico! Cachoeiras e trilhas são opções de passeio maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *