Mondial de la Bière 2015
Mondial de la Bière 2015
14 de setembro de 2015
Quinta da Boa Vista Rio de Janeiro
Parques no Rio de Janeiro
6 de novembro de 2015
Mostrar tudo

Conheça a Praça Mauá

Nova Praça Mauá Rj

A antes abandonada Praça Mauá passou por uma revitalização completa para atender melhor as necessidades da região. Inaugurada no dia 6 de setembro, o local ficou praticamente irreconhecível! Por isso, conheça a Praça Mauá.

Nova Praça MauáFonte: G1.

A Praça Mauá foi inaugurada em 1910 para receber os viajantes que desembarcavam no porto do Rio de Janeiro, ligando esta área ao Parque do Flamengo através da Avenida Rio Branco, que se chamava Avenida Central, localizada no coração do Centro da cidade. Lá ficavam as principais empresas, bancos, lojas, cinemas e teatros da capital do Brasil.

Entretanto, com a instalação da Perimetral, o local foi ficando cada vez mais abandonado. Além disso, a capital do país foi migrada para Brasília. Portanto, grande parte das empresas que lá estavam funcionando optaram por mudar para espaços na Avenida Presidente Vargas, que passou a ser a rua mais importante do Centro. O abandono e a falta de conservação da Praça Mauá assustavam cariocas e turistas, que evitavam ao máximo passar pela região com medo de sofrer alguma violência.

Praça MauáFonte: Skyscrapercity.

No entanto, a Praça Mauá passou por um processo de revitalização que durou 4 anos e, agora, apresenta-se como mais um espaço de lazer e diversão para os moradores do Rio de Janeiro e turistas que chegam a cidade. Por estar bem perto do porto do Rio de Janeiro, a Praça Mauá é um dos primeiro locais que os visitantes veem quando atracam na cidade maravilhosa. A obra faz parte do projeto Porto Maravilha, que visa revitalizar toda a Zona Portuária da cidade, e também é o primeiro trecho a ficar pronto da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, que terá 3,5 quilômetros de extensão, ligando o Armazém 8 à Praça Quinze.

A praça ganhou novas áreas verdes, além de bancos, lixeiras, postes com iluminação em LED e um sistema de drenagem para águas da chuva, tendo em vista que a região também tinha problemas de alagamentos durante os temporais. A Avenida Rio Branco, que começa na Praça Mauá, passará a ficar fechada para veículos aos domingos, transformando-a num corredor cultural, onde os pedestres poderão passear e conhecer melhor o patrimônio histórico da região.

Museu do Amanhã, na Praça MauáFonte: G1.

É na Praça Mauá que localizam-se o MAR, Museu de Arte do Rio, e o Museu do Amanhã, umas das âncoras culturais do projeto Porto Maravilha, que será dedicado às ciências. O museu, por si só, já é praticamente uma obra de arte, fruto da engenhosidade do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Para quem deseja explorar um pouco deste novo corredor cultural, fica a dica: saindo Praça Mauá pela Avenida Rio Branco, em direção a Cinelândia, é possível conhecer a Livraria da Travessa, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Caixa Cultural, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e o recém-inaugurado Cine Odeon, que agora se chama Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A região também possui muitos bares e restaurantes, que estão se adaptando a nova realidade de um Centro mais movimentado durante os fins de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *