Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca

Café da manhã em Ipanema: onde ir
Café da manhã em Ipanema: onde ir
19 de fevereiro de 2018
Happy hour em Ipanema: onde ir
Happy hour em Ipanema: onde ir
12 de março de 2018
Mostrar tudo

Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca

Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca

Já falamos sobre a culinária carioca em outras ocasiões, porém é um assunto que continua a ser muito procurado. Por isso, o Leblon All Suites separou mais algumas opções de pratos típicos do Rio de Janeiro para quem visita a cidade maravilhosa. Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca.

Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca

Fonte: Boa Diversão.

Conheça alguns pratos típicos da culinária carioca:

1. Bife com batata frita: nenhuma combinação é mais popular do que o bife com batata frita. No Rio de Janeiro, ele é vendido em todo tipo de restaurante e em todas as regiões da cidade. Não importa onde você se encontra, se é na Zona Norte ou Sul, certamente há pelo menos um boteco na região servindo um bom bife com batata frita.

O prato tradicional é composto de carne bovina com batata frita, feijão preto, arroz branco e, às vezes, uma sala de alface com tomate. Mas é claro que, com o passar do tempo, surgiram algumas variações. Hoje em dia também é possível achar o prato montado com bife de frango ou mesmo com a carne empanada. Mas o que importa é que todas as versões são maravilhosas!

Culinária Rio de Janeiro

Fonte: Cybercook.

2. Rabanada: atualmente, é possível achar rabanadas por todo o país. Porém, esta não deixa de ser uma receita típica da culinária carioca. Afinal, esta é uma cozinha muito ligada à culinária portuguesa, de onde veio esta tradicional receita. Ela é facilmente encontrada em todos os lares na época das festas de fim de ano, mas há estabelecimentos que a servem o ano inteiro.

A rabanada consiste em uma fatia generosa de pão molhada no leite adoçado ou vinho do Porto e passada no ovo. Em seguida, ela é frita e coberta com açúcar e canela. Ela pode ser servida como sobremesa ou para acompanhar o cafezinho da tarde (a combinação é perfeita. Também é possível encontrar rabanadas acompanhadas de sorvete em alguns restaurantes).

Gastronomia carioca

Fonte: Sopa Cultural.

3. Bolinho de feijoada: a receita não é tão antiga, mas se tornou muito popular em pouco tempo e, atualmente, é fácil encontrar bolinho de feijoada nos mais variados estabelecimentos. A massa feita de feijão preto com farinha e recheada com outros elementos da feijoada carioca tradicional (bacon, linguiça, couve, etc.).

Cada restaurante desenvolveu sua própria receita, oferecendo algumas variações para quem deseja comer essa iguaria. Mas todos eles possuem uma coisa em comum: o sabor da feijoada bastante presente. É praticamente impossível comer só um bolinho de feijoada e quem o prova não consegue esquecer!

Pratos típicos do Rio de Janeiro

Fonte: Tudo Receitas.

4. Bacalhau à Gomes de Sá: outra receita de origem portuguesa muito presente nos lares na época da Páscoa e das festas de fim de ano é o bacalhau à Gomes de Sá. Porém, em restaurantes, ele é servido o ano inteiro, principalmente naqueles especializados em pratos de bacalhau. A receita não é exclusiva da culinária carioca, mas ela certamente é muito popular em toda a cidade.

O bacalhau à Gomes de Sá consiste em postas deste peixe nobre marinadas no leite e cozidas com batatas, cebolas, alho, azeitonas e (é claro) muito azeite. A receita fica ótima acompanhada de arroz branco, mas também pode ser consumida sozinha, afinal, já é bem completa. Quem quer se sentir um verdadeiro carioca precisa provar um bacalhau à Gomes de Sá.

Pratos da culinária carioca

Fonte: Brasil Bão.

5. Sopa Leão Veloso: a verdade é que, para os cariocas, não há época do ano para tomar sopas e caldos. Afinal, quase não faz frio no Rio de Janeiro! Por isso, não se espante se estiver passeando pela cidade e ver restaurantes, botecos e até barraquinhas oferecendo uma boa variedade de caldos. E, dentre eles, talvez a sopa Leão Veloso seja a mais consumida.

O prato leva o nome do diplomata Paulo Leão Veloso, que fez um pedido especial ao chef do Restaurante Rio Minho, no Centro do Rio. A sopa consiste num caldo muito bem temperado feito de camarão, peixe, polvo, mexilhão e lula. Atualmente, é possível encontrar este caldo nos mais diferentes estabelecimentos, dos mais elegantes aos mais populares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *