Centro de Visitantes Paineiras
Conheça o Centro de Visitantes Paineiras
8 de agosto de 2016
As melhores opções de gastronomia no Leblon
27 de setembro de 2016
Mostrar tudo

Conheça Ipanema

A praia de Ipanema já foi celebrada em músicas e tornou-se mundialmente famosa por sua beleza. No entanto, o bairro de Ipanema tem muito mais a oferecer do que apenas sua beira mar. Conheça Ipanema, um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro.

Bairro de Ipanema

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro.

Jardim de Alah: situado entre Leblon e Ipanema, o Jardim de Alah é um parque amplo e arborizado, constituído de uma série de praças e um canal que ligava o mar a Lagoa Rodrigo de Freitas. O espaço é bem famoso por parecer um oásis no meio da cidade, sendo praticamente uma ilha de vegetação no meio das construções urbanas. Os jardins são ideais para praticar caminhadas e corridas ou simplesmente relaxar.

Museu da H. Stern: localizado na sede mundial da H. Stern no Brasil (Rua Garcia D’Ávila, 113, Ipanema), o museu dedica-se a contar um pouco sobre pedras preciosas e a fabricação de joias. É possível visitar alguns laboratórios da marca, salas de elaboração de produtos e ainda assistir os ourives trabalhando. Há também uma área em que é possível ver as pedras preciosas em seus estados brutos e uma sala dedicada exclusivamente aos diamantes. As visitas são guiadas e devem ser agendadas previamente.

Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas: quem se interessa por joias e pedras preciosas também precisa conhecer o Museu Amsterdam Sauer (Rua Garcia D’Ávila, 105 – Ipanema). O espaço contém mais de três mil amostras de diferentes pedras e minerais, além da réplica de duas minas em tamanho natural. O passeio é guiado e deve ser marcado com antecedência.

Ipanema

Fonte: Rio Book Guide.

Casa de Cultura Laura Alvim: o polo cultural fica de frente para a praia de Ipanema (Av. Vieira Souto, 176) e oferece várias atividades, como teatro, cinema, exposições e até uma livraria com café e bar. O próprio espaço também é um museu, pois vários cômodos da casa foram preservados exatamente como eram quando seus moradores originais residiam lá.

Bar Garota de Ipanema: famoso por ter sido frequentado por Tom Jobim e Vinícius de Moraes quando ainda se chamava Veloso, o Bar Garota de Ipanema (Rua Vinícius de Moraes, 49, lj A) tornou-se um ponto turístico. Isso porque dizem que foi da varanda do bar que a dupla de amigos avistou Helô Pinheiro desfilando pela areia da praia, o que os inspirou a compor a famosa música Garota de Ipanema. Além disso, o local também serve petiscos tradicionais acompanhados de cerveja gelada e caipirinhas.

Toca do Vinícius: o espaço cultural foi criado em homenagem a Vinícius de Moraes (Rua Vinícius de Moraes, 129, lj C) e procura reunir o melhor da música popular brasileira através da realização de eventos e também da reunião de um extenso acervo. Lá é possível visitar o Museu da Bossa Nova e ter acesso a palestras e exibição de vídeos sobre a MPB. Durante o verão, várias atividades acontecem na calçada da Toca para ampliar a participação popular.

Feira de artesanato e arte em Ipanema

Fonte: Apontador.

Feira Hippie na Praça General Osório: considerada a maior galeria de artes e artesanatos ao ar livre do mundo, a Feira Hippie da Praça General Osório acontece todos os domingos de 7h às 19h desde 1968. Esse é o local ideal para quem quer comprar algumas lembrancinhas para a família ou objetos decorativos para casa. São mais de mil expositores vendendo seus trabalhos que, muitas vezes, são únicos.

Farme de Amoedo: a Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, é um dos pontos mais conhecidos e importantes para a comunidade gay. O espaço tornou-se tão famoso que é um dos principais destinos turísticos mundiais voltados para a essa comunidade. No entanto, a rua pode ser visitada por qualquer turista. Afinal, é recheada de bares e restaurantes que oferecem todo tipo de culinária, além de possuir algumas boates e casas de show.

Mirante do Cantagalo: na saída da estação de metrô, que fica na Praça General Osório, há um elevador panorâmico que leva turistas e moradores para visitar o Mirante do Cantagalo (ou Mirante da Paz). O visual lá de cima é espetacular, tornando possível avistar a comunidade do Cantagalo, a praia de Ipanema, do Leblon, a Lagoa e até o Morro Dois Irmãos. O elevador funciona diariamente, das 5h às 23h, e é grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *