Day Trip Cristo Redentor
Day Trip: uma visita aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
15 de maio de 2014
O que fazer no Leblon
O que fazer no Leblon, Rio de Janeiro?
27 de junho de 2014
Mostrar tudo

Culinária Carioca

Feijoada Carioca

Quando se pensa na culinária local de cada estado brasileiro, logo nos vem a mente o acarajé da Bahia, o churrasco do Rio Grande do Sul ou o pão de queijo de Minas Gerais. Mas e o Rio de Janeiro, tem comidas típicas? O que compõe a culinária carioca?

 

Muita gente pensa que o Rio de Janeiro não tem uma culinária típica, o que não é verdade. As comidas tipicamente cariocas estão muito ligadas às receitas da culinária portuguesa, que foram adaptadas a realidade deste estado. Por quase dois séculos, de 1763 a 1960, a cidade foi a capital de Portugal e perpetuou, majoritariamente, a influência do gosto e tradições lusas na nossa comida.

 

Um opção muito carioca e muito tradicional são os pratos a base de bacalhau, uma óbvia e deliciosa herança portuguesa que se estende até hoje sem muitas alterações. Aliás, existem muitos restaurantes especializados em servir bacalhau em todo o Rio de Janeiro. E, para quem não sabe o que pedir, comece com um delicioso bolinho de bacalhau, que fica super bem acompanhado com umas gotinhas de azeite!

 

Culinária Carioca - Bolinho de Bacalhau

Bolinho de Bacalhau – Fonte: Site Sempre Perfeito.

Pratos como rabada, língua, bife de fígado e sardinhas fritas podem ser considerados algo típico da culinária carioca. Afinal, são comidas muito comuns pelos restaurantes cariocas, principalmente os mais tradicionais, e que não vemos com facilidade em nenhum outro lugar.

 

Mas, talvez, a mais carioca de todas as comidas seja a feijoada, tão querida em todo o estado. A feijoada carioca tem que ser com feijão preto e levar várias partes do porco (do focinho ao rabinho, vai quase tudo!). De acompanhamento, arroz branco e aquela farofa caprichada! A feijoada é tão típica que toda a quadra de escola de samba serve a iguaria pelo menos uma vez ao ano. E tem coisa melhor que feijoada e samba?

 

Culinária Carioca - Feijoada

Feijoada – Fonte: Site Papo Feminino.

Mas o que pouca gente sabe é que existe sim um prato típico do Rio de Janeiro, que não tem ligação com a culinária portuguesa e nasceu em um restaurante na Lapa: o filé a Oswaldo Aranha. Reza a lenda que todos os dias o famoso político ia ao mesmo restaurante e pedia a mesma comida, que rapidamente recebeu o adorável apelido de “filé a Oswaldo Aranha” em sua homenagem! O prato, que consiste em um filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos, pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do Rio de Janeiro.

Culinária Carioca - Filé Oswaldo Aranha

Filé a Oswaldo Aranha – Fonte: Site M de Mulher.

Então, quando você vier ao Rio, não se esqueça de provar alguns desses deliciosos pratos típicos servidos na cidade maravilhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
close
Facebook IconSiga-nos no Instagram