Conheça o AquaRio
17 de fevereiro de 2017
Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro
Conheça as rodas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro
11 de abril de 2017
Mostrar tudo

Fim de semana no Rio: o que conhecer?

Fim de semana no Rio: o que conhecer?

Você tem apenas um fim de semana no Rio! O que conhecer? O que fazer em tão pouco tempo? Veja opções de passeios para fazer quando só se tem dois dias na cidade:

Fim de semana no Rio: o que conhecer?

Fonte: Carioquinha.

1. Day trip: várias empesas de turismo oferecem day trip, que nada mais é do que um city tour. Neste tipo de passeio, os turistas são levados a vários pontos da cidade para conhecer locais icônicos, tirar fotos, comprar lembranças, etc. Esse tipo de passeio pode otimizar bastante uma viagem curta e proporciona um ótimo dia para o turista.

O ideal é buscar por isso com antecedência, pois existem vários tipos de day trip. Algumas dão ênfase a pontos turísticos famosos, enquanto outras proporcionam vistas a vários locais de compras, etc. Quem vem ao Rio geralmente quer visitar o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Copacabana, Lapa, dentre outros locais, e um passeio programado pode proporcionar isso.

2. Bares tombados: todo mundo precisa comer. E nada melhor do que fazer isso em um lugar que tem história e um belo visual. Você pode escolher um bar tombado para tomar uma cerveja, comer uns petiscos ou mesmo fazer uma refeição completa.

Existem estabelecimentos deste tipo espalhados por toda a cidade. Além das muitas histórias para contar e são o local de muita confraternização e comida boa. Uma prática comum aos cariocas é visitar sempre o mesmo bar, por isso não estranhe se você vir um cliente chamando o garçom pelo nome. Eles provavelmente já se conhecem há muito tempo.

O que fazer no Rio

Fonte: Almost Locals.

3. Ensaio das escolas de samba: o Rio de Janeiro é sempre associado ao Carnaval. Por isso, assistir a um ensaio de escola de samba é sempre uma ótima pedida, principalmente se ele for acompanhado por uma das tradicionais feijoadas realizadas nas quadras e barracões. Esse pode ser um programa para o almoço ou para o dia inteiro, dependendo do quanto você planeja ficar.

As escolas de samba estão sempre divulgando este tipo de evento, que acontece por toda a cidade durante o ano inteiro. E não fique triste se, quando você vier ao Rio não for ao ensaio da sua escola. Dá pra curtir outro, pois certamente você será muito bem recebido.

4. Futebol: gostar de futebol também costuma ser algo bem comum entre os cariocas, que adoram assistir jogos clássicos entre grandes (e pequenos) times. Se você deseja assistir a um grande clássico precisa se planejar com antecedência, pois os ingressos para este tipo de jogo acabam muito rápido. Outra opção é fazer uma visita a um dos centros de treinamento dos times cariocas.

A vantagem deste tipo de passeio é que ele não é longo e você pode partir para outro local logo em seguida. Além disso, você também pode acabar assistindo a um treino técnico e, muitas vezes, ao final os jogadores vão conversar com os torcedores que estão na arquibancada para tirar fotos e dar autógrafos.

Turismo carioca

Fonte: UOL.

5. Praia: o Rio tem várias praias famosas e você precisa conhecer ao menos uma delas. O metrô proporciona acesso fácil a várias, o que facilita bastante a vida de quem está passeando pela cidade e não tem muito tempo. Reserve uma manhã para um mergulho ou mesmo alguns minutos para colocar os pés na água e se deslumbrar com a paisagem.

As praias de Ipanema e Copacabana, por exemplo, são bem famosas e costumam ficar cheias rápido. A do Leblon tem uma área ótima para as crianças (conhecida como Baixo Bebê), assim como o Leme, bastante frequentado por famílias. Já o Arpoador é famoso entre os surfistas e pelo pôr do sol de tirar o fôlego.

6. Noite na Lapa: o cantinho mais boêmio do Rio de Janeiro está sempre aberto para receber cariocas e turistas todos os dias da semana. Muitos dos bares e casas de show da Lapa funcionam de segunda a domingo e vários também abrem durante o dia para servir almoço para quem passeia por suas ruas cheias de história.

Se puder, reserve um tempo para conhecer os Arcos da Lapa e tomar uma cerveja em um dos tradicionais bares da vizinhança. Se você puder assistir a um show ou roda de samba, será melhor ainda. Outra opção é subir para Santa Teresa de bondinho e, na volta, jantar pela Lapa enquanto ouve o melhor do samba carioca ao vivo.

Lapa

Fonte: Free Walker Tours.

Com todas essas dicas do que conhecer no Rio de Janeiro fica bem mais fácil montar um roteiro de final de semana e visitar os locais mais importantes da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *