O que Fazer no Rio de Janeiro com Chuva Lapa
O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
24 de julho de 2014
10 Opções de bares no Leblon
10 opções de bares no Leblon
14 de abril de 2015
Mostrar tudo

Hábitos e Cultura do Carioca

Cultura carioca pedra da gavea

A Copa no Brasil foi um sucesso e já é considerada, por muitos, a Copa das Copas! A FIFA deu nota 9,25 para a organização brasileira do evento, mas os turistas deram nota 10 ao Brasil e, especialmente, ao Rio de Janeiro. Além do estádio do Maracanã, os turistas que estiveram na cidade maravilhosa para a Copa também conheceram seus principais pontos turísticos, suas belezas naturais, e (é claro) os hábitos e a cultura do carioca!

 

Segundo o jornal O Globo, estiveram no Rio de Janeiro, durante o mês da Copa, 886 mil turistas, sendo 471 mil estrangeiros! E nem todos foram atraídos apenas pelos jogos: muita gente aproveitou para estar em contato com essa alegria contagiante que transborda do povo carioca e de sua cultura naturalmente.

 

É claro que alguns hábitos e a cultura do carioca deixaram muitos estrangeiros (e alguns brasileiros de outros estados) bastante surpresos. Um deles, por exemplo, é o costume de bater palmas para o por do sol. O “ritual” acontece em vários locais, mas o mais famoso é na Pedra do Arpoador. Quando se aproxima o horário do por do sol, o espaço fica lotado de gente, querendo reverenciar o astro rei e agradecer por mais um belo dia.

 

Pedra do Arpoador ao por do sol. Fonte: IG Turismo.

Pedra do Arpoador ao por do sol. Fonte: IG Turismo.

 

Outro costume bastante notado é que os cariocas, quando estão na praia, não se posicionam de frente para o mar, mas de frente para o sol. Cadeiras, cangas e toalhas vão sendo rodadas conforme o movimento da luz, facilitando o bronzeado de quem está na praia. Ir a praia e se deparar com as pessoas voltadas de costas para o mar pode parecer estranho, mas é algo normal no Rio de Janeiro.

 

Além disso, de acordo com os hábitos e a cultura do carioca, a praia também é lugar de muito esporte! Mas nem só de surf vivem as praias do Rio de Janeiro: o esporte favorito dos cariocas a beira mar é o “altinho”. A atividade adaptou os princípios do futevôlei para uma roda. Sem número determinado de jogadores, um vai passando a bola para o outro sem deixá-la cair, mantendo-a sempre no ar.

 

Outros esportes também são encontrados: futevôlei, vôlei de praia e frescobol são alguns exemplos. Nos fins de semana e feriados, com o fechamento de algumas ruas e avenidas da cidade, a área de lazer dos cariocas se amplia e é hora de vermos pais ensinando os filhos a andar de bicicleta, jovens andando de skate e até senhoras levando seus cãezinhos para passear!

 

Pessoas jogando altinho em Copacabana. Fonte: Carioca DNA

Pessoas jogando altinho em Copacabana. Fonte: Carioca DNA

 

No lado da gastronomia, a cultura do carioca também foi estranhada pelos turistas que nunca haviam estado na cidade maravilhosa. Tomar água de coco em pleno calçadão ou na praia pareceu um pouco estranho para eles, pois a fruta não é muito comum, principalmente para os europeus. Quando se fala em coco, é comum se pensar logo naquele seco, com casca marrom, e não no coco verde, aliado dos cariocas sob o sol de 40 graus.

 

Outro hábito que espantou os estrangeiros foi o de comer farofa! Afinal, nada mais brasileiro do que complementar o prato com um pouco de farinha temperada e torrada. Para quem não conhece e nunca viu, pode parecer bastante estranho; mas uma vez que se prova, é paixão na certa!

 

Criança tomando água de coco na praia. Fonte: Publivideo

Criança tomando água de coco na praia. Fonte: Publivideo

 

Quando você estiver no Rio, não se esqueça de apreciar todos os hábitos e cultura do carioca, tão peculiares e tão normais! E lembre-se de escolher um excelente lugar para se hospedar. O Leblon All Suites fica no Leblon, o bairro mais nobre do Rio de Janeiro e oferece acomodações de hotel a preços de albergue. Entre em contato e faça sua reserva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *