Festas Juninas no Rio de Janeiro em 2015
Festas Juninas no Rio de Janeiro em 2015
27 de maio de 2015
Passeios ao ar livre no Rio de Janeiro
Passeios ao ar livre no Rio de Janeiro
19 de junho de 2015
Mostrar tudo

Lugares pouco conhecidos no Rio de Janeiro

Lugares pouco conhecidos no Rio de Janeiro

Passear pelo Rio de Janeiro é ótimo! No entanto, pode se mostrar um teste de paciência: lugares cheios e filas enormes são constantes quando se trata de pontos turísticos conhecidos. Por isso, o Leblon All Suites organizou uma lista de lugares pouco conhecidos no Rio de Janeiro. Nestes locais é possível ter ótimas experiências sem precisar enfrentar uma multidão.

1. Real Gabinete Português de Leitura: com um acervo de mais de 350 mil títulos, esta biblioteca é um local charmoso e pouco frequentado na cidade. O Real Gabinete localiza-se no Centro da cidade e conta com uma biblioteca pública e várias atividades culturais, que ocorrem de segunda a sexta. Além disso, possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal.

Lugares pouco conhecidos no Rio de JaneiroFonte: Real Gabinete Português de Leitura.

2. Museu Internacional de Arte Naïf: o lugar pouco conhecido no Rio de Janeiro, dedicado exclusivamente a arte naïf, fica no Cosme Velho e está sempre recebendo programações e atividades culturais. Além disso, o MIAN oferece oficinas periódicas para quem quer se aprofundar neste tipo de arte.

3. Parque das Ruínas: localizado em Santa Teresa, esse centro cultural é aberto para todas as atividades artísticas, de exposições a apresentações circenses, além de contar com um maravilhoso café. O castelo, hoje em ruínas, possuía grandes salões de festa, muito frequentados pela elite carioca durante a Belle Époque.

Lugares pouco conhecidos no Rio de JaneiroFonte: Parque das Ruínas.

4. Ilha Fiscal: muita gente conhece este lugar só de vista, mas nem imagina que seja possível conhecer a Ilha Fiscal. Imagine poder conhecer o palácio onde aconteceu o último baile do Império? O acesso a ilha é feito através de uma escuna, que parte do cais do Espaço Cultural da Marinha.

5. Museu Casa do Pontal: localizado em um sítio no Recreio dos Bandeirantes, o Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Montado a partir do acervo do designer francês Jacques Van de Beuque, lá é possível conhecer 8.000 peças de 200 artistas brasileiros. Outra grande atração são os belíssimos jardins do entorno.

Lugares pouco conhecidos no Rio de JaneiroFonte: Museu Casa do Pontal.

6. Instituto Moreira Sales: com uma arquitetura pitoresca, a casa construída nos anos 50 foi projetada pelo arquiteto Olavo Redig de Campos e os jardins por Roberto Burle Marx. O IMS possui várias atividades culturais, como exposições e exibições de filmes e shows, além de abrigar um enorme acervo de fotografia, música, literatura e iconografia. Apesar de sua enorme importância, este é mais um lugar pouco conhecido no Rio de Janeiro.

7. Parque Estadual Pedra Branca: ele é enorme, mas muito pouco conhecido e frequentado. O Parque Estadual da Pedra Branca é o maior parque natural urbano do mundo, e se estende de Guaratiba até Sulacap. Dentro dele, há um complexo com cachoeiras, açudes e represas que pode ser visitado diariamente.

Lugares pouco conhecidos no Rio de JaneiroFonte: INEA RJ.

8. Polo de Pensamento Contemporâneo: o POP fica no Jardim Botânico, e está sempre recebendo várias exposições, além de ser um importante local para debates sobre cultura e pensamento contemporâneo. O espaço também oferece uma série de cursos, além de possuir uma livraria com grande acervo, onde é possível encontrar livros raros.

9. Praia do Secreto: entre a praia da Macumba e a Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, há uma pequena piscina natural, que se forma quando a maré está alta. Para acessar o local, é preciso andar pegar uma trilha que começa na Praia da Macumba. O esforço pode ser um pouco grande e recomenda-se ir de tênis e ficar sempre atento as marés.

Lugares pouco conhecidos no Rio de JaneiroFonte: Trilhas e Aventuras.

10. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica: localizado próximo a Praça Tiradentes, o entre centro cultural recebe exposições de artistas nacionais e internacionais, além de ser um importante espaço de preservação e divulgação da obra do artista Hélio Oiticica.

Agora que você já está sabendo de vários lugares pouco conhecidos do Rio de Janeiro, qual deles você irá visitar primeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *