Conheça o Rio de Janeiro a Pé
Conheça o Rio de Janeiro a Pé
1 de julho de 2015
Os 10 Melhores Bares da Lapa
Os 10 Melhores Bares da Lapa
24 de julho de 2015
Mostrar tudo

Visitas Guiadas a Cemitérios no Rio

Pórtico do Cemitério São João Batista

Pode parecer um pouco mórbido para quem não está acostumado, mas em cidades como Paris, Londres e Buenos Aires, fazer visitas guiadas a cemitérios é um costume comum entre os turistas interessados em história, arquitetura e artes. Felizmente, já é possível fazer algumas visitas guiadas a cemitérios no Rio para conhecer mais sobre esses locais bastante curiosos.

Pórtico do Cemitério São João BatistaPórtico do Cemitério São João Batista, em Botafogo. Fonte: Flickr Cemitério SJB.

Dois cemitérios no Rio de Janeiro já estão recebendo visitas guiadas. O Cemitério São João Batista, em Botafogo, recebe mensalmente uma visita guiada pelo professor e historiador Milton Teixeira. A visita, que dura cerca de uma hora e meia e passeia por todo cemitério e seus mais de 180 mil túmulos. A visita é uma verdadeira aula de história e arte a céu aberto. Detalhes que passariam completamente despercebidos ganham destaque através da visita guiada a este cemitério no Rio, colocando em evidência a riqueza cultural deste local.

O passeio termina no mausoléu da Academia Brasileira de Letras. No local, estão enterrados mais de 60 imortais, inclusive Machado de Assis, fundador da academia, assim como sua esposa Carolina. É no Cemitério São João Batista que também estão sepultados muitas personalidades brasileiras, como Cazuza, Tom Jobim, Clara Nunes, Nelson Rodrigues e Oscar Niemeyer, que recebem muitas homenagens sempre.

Visitas Guiadas a Cemitérios no RioCemitério da Penitência, no Caju. Fonte: Site do Cemitério da Penitência.

O professor Milton Teixeira também guia visitas ao Cemitério da Penitência, no Caju. Mais bem cuidado que a maioria dos cemitérios da região, o local chama atenção pela beleza de seus túmulos, muitas vezes de mármore, adornados com várias obras de arte sacra. Fundando em 1875, o Cemitério da Penitência é um dos mais antigos do Rio de Janeiro, e possui muitos jazigos perpétuos com influência da arquitetura portuguesa, inclusive com a utilização de azulejaria europeia.

Para participar das visitas guiadas a cemitérios no Rio é preciso estar atento. O passeio pelo cemitério São João Batista é periódico e pode ser acompanhado pelo site www.cemiteriosjb.com.br. Já as visitas ao Cemitério da Penitência acontecem a cada três meses, mas não há uma data fechada para a próxima, pois todos os esforços da equipe administrativa estão voltadas para as festividades de Dia de Finados (2 de novembro).

Visitas Guiadas a Cemitérios no RioVista panorâmica do Cemitério São João Batista, em Botafogo. Fonte: Flickr Cemitério SJB.

E você, tem coragem de fazer visitas guiadas a cemitérios no Rio? Qual você tem mais curiosidade de conhecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *